domingo, 19 de setembro de 2010

Alguns princípios ativos usados na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo

-AHA’s (alfa-hidróxi-ácidos): ácido glicólico (derivado da cana-de-açúcar); ácido mandélico (derivado da amêndoa amarga); ácido ascórbico (derivado de frutas cítricas); ácido láctico (leite); ácido málico (maçã); ácido tatárico (uva).

- BHA’s (betahidróxiácidos): ácido salicílico, polihidróxiácidos.

- Betaglucan : ativa sistema imune cutâneo.

- Raffermine: firmador, hidrolisado da flor da soja

- isoflavona: hormônio vegetal, extraído da soja. Na pele, inibe a ação de enzimas que dificultam a produção de colágeno, contribui para combater flacidez e rugas.

- argireline: dermodescontrátil. Efeito tensor.

- calmiskin: derivado da hortelã estimula produção de beta-endorfinas.

- coenzima Q10 (ubiquinona): parte da membrana interna da mitocôndria, protege o DNA dos danos solares.

- extrato de shitake: aumenta renovação celular e síntese de colágeno

- dmae (dimetilaminoetanol): precursor da acetilcolina, neurotransmissor responsável pela contração muscular, efeito tensor

- matrixyl: pentapeptídeo com função anti-rugas, usado como alternativa à vitamina C

- Polipeptídeo 153: estimula os reservatórios de “stem cells”, células com potencial para se diferenciar das demais e se preservam das ações danosas do ambiente.

- pycnogenol: extrato da casca do pinheiro marinho (Pinus pinaster), contém flavonóides, ácido cafeico e firúlico, cinqüenta vezes mais potente que a vitamina E.

- seplift DPHP: lipoaminoácido atenuante de rugas, hidratante e firmador.

- resveratrol: polifenol da uva com alto poder anti-oxidante, encontrado na pele da uva vermelha. Tem propriedades anti agregação plaquetária e redutora de triglicerídeos.

- ceramidas: mimetiza a barreira lipídica da pele.

- Vitamina A e carotenóides: o beta-caroteno é precursor da vitamina A. Um de seus derivados, o ácido retinóico (tretinoína) é proibido em cosméticos, mas a forma retinol ou palmitato de retinila é permitido e confere aparência lisa e macia à pele.

- Vitamina C: antioxidante, utilizada na forma hidrossolúvel (ácido ascórbico) ou lipossolúvel (palmitato de ascorbila).

- Vitamina E: alfa-tocoferol, protege as membranas celulares da oxidação.

- Glutation: neutraliza o peróxido de hidrogênio. Ação anti-oxidante.

- Oligoelementos: todos.

- Coffee-skin: protege o colágeno e incrementa sua formação. Extraído do café.

-Extrato de chá-verde: ativa a microcirculação. Umectante e despigmentante.

- Condroitina sulfato: presente nos tecidos cartilaginosos onde se encontram o ácido hialurônico e o colágeno. Tem função hidratante e melhora elasticidade cutânea.

-Extrato de Ginkgo biloba: anti-RL, antiinflamatório e emoliente. Tem capacidade de atrair o radical hidroxila (OH) e o superóxido (O2), devido alta porcentagem de flavonóides em sua composição. Favorece a biossíntese de colágeno e elastina.

-Coffeeberry: contém vários polifenóis flavonóides: o ácido clorogênico, principal componente fenólico do café, altamente anti-oxidante; o ácido ferúlico que é anti-RL e reduz o eritema causado pelos raios UVB; o ácido quínico que neutraliza radicais livres e é adstringente e a proantocianina condensada que estabiliza duas proteínas vitais da pele: colágeno e elastina.

-Idebenona: poderoso anti-oxidante e clareador derivado da co-enzima Q10. Também é regenerador.

-Flavonóides: todos, são potentes anti-radicais livres. São exemplos, o chá verde, Ginkgo biloba, uva, soja, oliva, etc.

- neurocosméticos: neuroxyl e endorphin- propiciam maciez e revitalização

Nenhum comentário:

Postar um comentário