domingo, 1 de maio de 2011

Procedimentos pré e pós das cirurgias estéticas faciais

Pré operatório
Toda e qualquer cirurgia plástica estética facial terá sempre o mesmo pré operatório: procedimentos que visem a diminuição da espessura da camada córnea,como a  limpeza de pele para remoção de sebo e bactérias; e procedimentos que visem hidratação e nutrição do tecido, já que uma pele bem nutrida e hidratada facilita o procedimento, diminui o tempo de cicatrização e recuperação, por auxiliar a oxigenação tissular e melhorar o retorno venoso e linfático. Dependendo do caso, o objetivo é melhorar também o tônus tissular e muscular associando aos procedimentos de hidratação e nutrição,  aparelhos eletroterápicos como o microcorrentes e estimulador facial (corrente alternada). Ainda , é importante fazer a ativação da circulação sanguínea, pois o sangue alimenta todo o nosso corpo, inclusive a pele. Para a ativação pode-se usar a massofilaxia facial, bem como o aparelho de vácuo-spray na função sucção (pressão negativa) ou na função “drenagem pump” (usando a pressão positiva).

PROCEDIMENTOS FACIAIS PRÉ OPERATÓRIOS
  1. Limpeza de pele : 15 dias antes da cirurgia
  2. Hidratação e/ou nutrição -  mínimo de quatro aplicações em dias alternados. Pode-se usar eletroterapia associada (ionizador, alta frequência, vapor de ozônio, microcorrentes, corrente alternada – ginástica isométrica, vácuo, radiofrequência, eletroporação). Finalizar os procedimentos usando técnica de drenagem linfática facial.
  3. Drenagem linfática facial manual e “pump” – no dia anterior à cirurgia.
  4. Se o paciente for ancioso oferecer massagem relaxante com cromo e aromaterapia com efeito anti-estresse.
ORIENTAÇÕES GERAIS AO CLIENTE NO PRÉ CIRÚRGICO
- evitar fumar durante as 48 horas que antecedem a cirurgia,
- procurar alimentar-se com equilíbrio, dando atenção às proteínas, vitaminas e oligoelementos.
- a aplicação de produtos químicos como tintura de cabelo ou cílios deve ser feita  no máximo 72 horas antes da cirurgia
- não aplicar ácidos (peelings químicos) ou derivados por pelo menos 5 dias antes da cirurgia
- depilação facial deve ser feita quando necessário uma semana antes da cirurgia.
- retirar esmalte das mãos e pés no dia anterior ao da cirurgia (as unhas servem de referência para o anestesista checar oxigenação e circulação sanguínea).
- imediatamente antes de ir para o hospital ou clínica cirúrgica, tomar banho, lavar os cabelos, demaquilar a pele e lavá-la com sabonete facial neutro. Não aplicar hidratantes ou filtro solar. Levar roupa com botões para facilitar a colocação na saída da cirurgia, as roupas devem ser confortáveis, folgadas e os sapatos baixos e confortáveis.

Pós operatório
Nas cirurgias estéticas da face, os cuidados pós operatórios começam sob orientação do cirurgião responsável. Alguns médicos indicam tratamentos pós operatórios, outros não. Nós, esteticistas não devemos nunca contratriar uma prescrição médica. Mesmo quando o cliente chega e diz que quer fazer, mas que o médico não autorizou.( caso em que não devemos fazer). Quando o médico autoriza, devemos seguir o seguinte procedimento:
- Pós imediato ( até 30 dias após a cirurgia): drenagem linfática manual, em dias alternados,  levíssima e com o cuidado de não deslocar o tecido operado e jamais forçar a cicatriz no sentido de afastamento das bordas (“abrir”). A drenagem deve ser feita pelo método Vodder ou Leduc, sem cremes ou cosméticos delizantes, com movimentos lentos e suaves de pressão e descompressão, acompanhando o trajeto linfático facial de proximal a distal.
- Pós mediato ( de 31 a 90 dias após a cirurgia): aplicações semanais (uma ou duas vezes/semana) de drenagem linfática manual associada a métodos coadjuvantes como o microcorrentes, ultra-som de 3 MHz (quando houver fibroses), vácuo na pressão positiva – “drenagem pump”, que farão incremento do fluxo sanguíneo local, facilitando a cicatrização dos tecidos internos, aumentando o conforto do paciente com relação aos movimentos faciais. Sempre usar o aparelho primeiro e finalizar com a drenagem. Aqui já pode-se usar cosméticos de preferência com princípios ativos drenantes, descongestionantes, calmantes, antiedemaciantes, antiequimóticos, cicatrizantes, antiflogísticos,etc. Orientar uso de fotoproteção. Procure utilizar cosméticos com formulação para pele sensível.
- Pós tardio ( de 91 a 180 dias após a cirurgia): iniciar programa de tratamento da pele com limpeza de pele, hidratação, nutrição, peelings sequenciais, lifting, etc. Orientar uso de fotoproteção.
ORIENTAÇÕES GERAIS AO PACIENTE PÓS OPERADO

- não esfregar para remover resíduos sanguíneos ou a tinta do marcador cirúrgico.
- fazer compressas geladas de soro fisiológico na região para acelerar a diminuição do edema.
- o uso de pomadas cicatrizantes deve ser orientado pelo médico.
- não fazer esforço físico ou pegar peso.
- não tentar remover os pontos ou esparadrapos.
- cumprir o repouso determinado pelo médico, o sucesso da cirurgia também depende do período de repouso.

PRINCÍPIOS ATIVOS DESEJÁVEIS NO PÓS OPERATÓRIO

Arnica, beta glucan, complexo PPE, vitamina E, intracell, extratos de arnica, camomila, tília, aveia, calêndula; calmskin, calmosensine, aloe vera, ácido glicirrízico, purisoft, alantoína, PCANa, aquafiline, aquaporine, óleo de rosa mosqueta, vitamina B5, trealose, ômega 6, endorphin, neuroxil, ácido mucoplisacárido, heparina, vitamina K, entre outros. Qualquer ativo com propriedades  calmantes, descongestionantes, anti edematosas, dessensibilizantes, hidratantes, reepitelizantes, hipoalergênicos, não comedogênicos, inodoros, incolores, vasoconstritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário